Passatempo na Comunidade Jaraguá - 05/04/2009

Neste domingo, o Passatempo na Comunidade pode mostrar um pouco da rica e interesssante cultura ucraniana. A Ucrânia é um país do leste europeu e sua comunidade no Brasil, hoje, é uma das que mais cultiva e preserva seus costumes e sua a rica cultura de origem, fora de seu território. Uma das mais antigas e vigorosas tradições deste povo, a arte de colorir ovos, é a Pêssanka, que representa, para quem a recebe, vida nova, renascimento, entre muitos significados, foi fielmente seguida pelos imigrantes e seus descendentes, no Brasil, há mais de um século.

A arte das Pêssankas começou a ser feito para dar aos parentes e amigos respeitados, na época da Páscoa, para demonstrar tudo aquilo que desejavam para seus entes queridos. As pequenas obras de arte também passaram a aparecer em datas importantes, como casamentos e nascimentos, como materialização das boas intenções que se queria expressar.

A palavra ucraniana Pêssanka, ou Pyssanka em ucraniano transliterado, é originada do verbo Pessaty, que significa escrever. A arte de colorir os ovos, ficou assim denominada pelo fato das pessoas desejarem expressar algo através dos desenhos, das formas e das cores utilizadas. As figuras contidas nas Pêssankas podem simbolizar saúde, riqueza, amor, felicidade, caridade, boa colheita, prosperidade, entre outros. Os participantes puderam participar de jogos e gincanas sobre a cultura ucraniana e ao final da programação cada uma pode pintar e levar para casa sua Pêssanka. Parabéns as monitoras Angélica, Camila, Cláudia e Thábata pelo desenvolvimento deste Projeto.

Desejamos a todos uma ótima Páscoa! Próxima atividade 17/05.

HOME