Projeto Intercâmbio de Culturas Brasil - Cabo Verde - Educação Ambiental

Após 6 meses concluímos o Projeto Intercâmbio de Culturas Brasil - Cabo Verde que realizou um intercâmbio educacional e cultural entre países de língua portuguesa situados no continente africano.  A educação através da leitura, a diversidade cultural e o meio ambiente foram os principais enfoques deste Projeto.

Voluntários brasileiros trocaram cartas com jovens caboverdianos, apresentando-se com dados pessoais, nome, idade, características físicas, etc. desenvolveram textos sobre a Fauna brasileira, destacando as tartarugas marinhas. As espécies encontradas na costa brasileira, o seu comportamento, preservação e as ameaças que colocam estes animais em extinção. O tema "A Preservação das Tartarugas Marinhas" foi escolhido por ser um ponto em comum de interesse nos dois países. A população caboverdiana é encantada com este animal que sofreu sério risco de desaparecimento em sua costa.

Cabo Verde é um pequeno país localizado no continente africano, formado por um arquipélago composto por 10 ilhas. A língua oficial é o português, e a língua nacional é o crioulo cabo verdiano. As ilhas tem pouco recurso e a economia do país é movimentada pela agricultura e a riqueza marinha do arquipelágo. Veja algumas fotos em http://caboverde.nafoto.net/página com fotos tiradas pela coordenadora do Projeto Andréa Tamura.

Em maio foi enviado posters de fotos com paisagens do Brasil, escolas do Jaraguá e da empresa patrocinadora. De posse deste material, no dia 05 de junho a Escola Secundária de Achada Grande realizou um evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente com exposição, palestras, trabalhos dos alunos com o tema trabalho nas cartas que enviamos. Uma programação aberta aos alunos, pais e toda a comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HOME